sábado, 28 de julho de 2012

Clima Espacial (INPE/MCT) A TRANSEQUATORIAL

Clima Espacial (INPE/MCT)


  • Previsão

  • Monitoramento Tempo Real

  • Utilidades

  • Links

  • Contato


  • Sede:
    Av dos Astronautas, 1.758
    Jd. Granja - CEP: 12227-010
    São José dos Campos - SP
    Brasil
    Tel: 55 (12) 3208-6000



    Clima Espacial (INPE/MCT)

    Clima Espacial (INPE/MCT)

    Aeroluminescência E PROPAGAÇAO TRANSEQUATORIAL - Divisão de Aeronomia (DAE/CEA/INPE)

    Aeroluminescência - Divisão de Aeronomia (DAE/CEA/INPE)

    O grupo de Luminescência Atmosférica "LUME" é uma das linhas de pesquisa da Divisão de Aeronomia (DAE) do INPE. Os principais tópicos de estudo são: os processos físicos (temperatura, ventos e propagação de ondas) e fotoquímicos (reações de oxigênio atômico, hidrogênio, ozônio e os íons) na alta atmosfera, de 80 a 300 km de altura, através da observação de luminescências atmosféricas. Estão sendo monitorados as emissões óticas de oxigênio atômico, OI 557,7 nm e OI 630,0 nm, sódio em 589 nm, hidroxila OH(6,2) em 835 nm e oxigênio molecular O2 atm.(0,1) em 866 nm.




    Os equipamentos utilizados são um fotômetro multicanal, imageador de all sky, e um interferômetro Fabry Perot.

    terça-feira, 10 de julho de 2012

    ANTENA HF 20-15-10m Triband Sloper - SarahWiki

    20-15-10m Triband Sloper - SarahWiki



    20-15-10m Triband Sloper

    From SarahWiki

    A lógica subjacente a este design de antena foi a seguinte:
    1. Simplicidade / baixo custo
    2. Campo destacável com pouco esforço por 1 ou 2 pessoas
    3. Capaz de trabalhar de forma eficaz sem uma torre ou rotador
    4. Direcional, de preferência eletricamente steerable
    5. Capacidade Multibanda, idealmente sem um sintonizador ou na pior das hipóteses, com uma gama limitada embutido autotuner
    6. Capaz de sobreviver a condições climáticas extremas
    7. Deve funcionar bem com um mastro relativamente curto
    Embora slopers (dipolos inclinadas) são mais comumente usados ​​para 40m e 80m como um complemento para uma grande torre com uma antena de feixe multibanda, as escalas de projeto básico finos para freqüências mais altas. Meu primeiro protótipo foi uma monobanda 20m dipolo inclinado que se revelou muito eficaz, por isso eu coloquei um pouco mais de esforço em estender o projeto para cobrir várias bandas.

    Conteúdo

    [ esconder ]

    [ editar ]

    Teoria

    O projeto apresentado aqui é um manga de open- dipolo. Dipolos manga são uma abordagem clássica para a criação de antenas de banda larga:
    Image:Sleeve dipole.png
    Aqui, 'manga' um coaxial envolve o dipolo. É acoplado capacitivamente ao elemento dirigido dipolo, embora não de outra forma electricamente ligado ao mesmo.
    Uma antena deste tipo tem duas depressões significativas na sua resposta de frequência SWR: uma na frequência de ressonância do dipolo, e um segundo na frequência de ressonância da manga. Utilmente, embora os cabos de aço não permanece tão baixo como o faz com os dois frequências de ressonância, é, no entanto, tende a permanecer relativamente baixo (por exemplo, da ordem de cerca de 10:1 ou então, bem dentro da gama de a maioria dos acopladores de antena) entre essas freqüências.
    Desde mangas coaxiais são difíceis de construir, uma abordagem alternativa é frequentemente recomendada na literatura:
    Image:Dp sleeve dipole.png
    Aqui, a manga é substituído por um par de elementos condutores de cada lado do dipolo principal. Novamente, como com uma manga coaxial, estes elementos (normalmente chamado um manga aberta na literatura) não estão ligados electricamente ao ponto de alimentação e um par apenas capacitivamente.
    Minha primeira tentativa de modelar uma antena dessas envolvido tentando colocar ressonâncias em 20m e 10m, a fim de manter a distância bem-comportado o suficiente para trabalhar bem com um sintonizador, mas NEC2 resultados não foram impressionantes - aparentemente, uma oitava inteira era um pouco demais. Minha segunda tentativa modelado ressonâncias a 20m e 15m, estendendo os elementos manga um par de pés e ajustes do seu comprimento para obter a ressonância no lugar que eu queria. Desta vez, eu tenho bons resultados em todo os 20 e 15 bandas, e cabos de aço bastante decente em toda a faixa de 17m o que exigiria um sintonizador, mas apenas um ajuste relativamente pequena para obter uma combinação perfeita. A resposta 10m sugado, no entanto, e assim eu continuei trabalhando.
    Image:Ul sleeve dipole.png
    Desta vez, eu tentei duas mangas desiguais, um sintonizado para a ressonância de 15m, o outro a 10 m. Este reteve os agradáveis ​​depressões SWR de largura em 20 e 15 m, e ganhou outro no meio da banda de 10m - acordo com NEC2, uma antena deste tipo não seria necessário um sintonizador para 20 ou 15 e para a maioria de 10, e com uma forma justa sintonizador de faixa estreita seria bom para todos, de 20, 17, 15 e 10, e com um sintonizador de intervalo um pouco maior também é bom para 12m. Isso parecia bom o suficiente, então eu fui em frente com a construção.
    [ editar ]

    Espaçamento elemento

    A partir dos resultados de modelagem, o espaçamento elemento (isto é, a distância entre o elemento dirigido dipolo e os elementos parasitários) não era muito crítico, mas era aparente que levando-os muito perto resultou na impedância reduzida alimentação ponto, e fazê-los demasiado afastados aparentemente se não lhes acoplamento bem o suficiente para obter bons e de baixo SWR mergulhos nas outras freqüências ressonantes. Depois de um pouco de experimentação e otimização genética utilizando 4nec2, tornou-se evidente que 1,49 "elemento de espaçamento elemento foi a distância preferida, então eu arredondado que a de 1,5" para facilitar a construção e passou a projetar a antena.
    [ editar ]

    Dipolos inclinados

    Dipolos inclinadas, também chamados de slopers ou full-slopers , são um compromisso interessante entre o clássico flat-top dipolo e uma configuração vertical. Nesta abordagem, uma extremidade do dipolo é suspensa (por meio de um isolador) de uma torre, eo outro é fixada ao solo, de novo através de um isolador, de tal modo que a parte mais baixa do dipolo está a poucos metros acima do solo. Alguns da literatura recomenda um ângulo de 45 graus, apesar de um ângulo ligeiramente mais rasa, na verdade dá melhor front-to-back.
    Dipolos inclinadas são antenas direcionais. A razão para isto é demonstrado pelo seguinte esquema:
    Image:Sloping dipole.png
    Aqui, nós mostram uma secção transversal através da resposta em forma de donut clássico polar de um dipolo típico. Montado verticalmente, dipolos são essencialmente omnidirecional. Montado horizontalmente, tipicamente uma figura-8 padrão é visto. Inclinação que a estrutura por meio de 45 graus, como mostrado acima, resulta em um dos lados do padrão apontando para cima no ar e para a frente, e do outro lado do padrão apontando para o chão. Isto resulta em uma resposta antena que está dentro de um par de db em qualquer lugar a partir dos lados para a frente, com um valor nulo em forma de coração na parte traseira, que está no seu máximo apontando directamente por trás da antena. O padrão de se assemelha ao de um Yagi 2-elemento ou Moxon, embora com um lobo mais largo e um ganho de pouco menos.
    Interestingly, usual experience about soil quality is turned on its head with this kind of antenna, particularly with regard to front-to-back performance. In this case, you actively want the ground to eat the back lobe rather than reflect it, so the poorer the ground, the better -- exactly the opposite of the usual approach.
    [ editar ]

    Baluns

    Slopers are inherently somewhat unbalanced as a consequence of their ends being in rather different electrical environments. Consequentially, in order to avoid RF feedback on the screen of the feed line back to the shack, it is necessary to use a balun. My preference is to use a 1:1 voltage balun mounted right at the feed point. Though it's probably also feasible to use a choke balun in line with the feed line, e.g. mounted at the mast, radiation from the feedline between the choke and the feed point would most likely mess up the antenna pattern. Since such baluns are pretty cheap even for full legal limit power handling capability, I'd recommend just using one.
    [ editar ]

    Electrically Steered Arrays

    Image:Sloper-array.png
    3 slopers attached to a single mast, 120 degrees apart
    Since slopers have a wide, flat polar response curve, they are well suited to the construction of electrically steered arrays. Two antennas back-to-back on a single mast would allow, by selecting between the antennas with an antenna switch, the null to be flipped in the forward/backward axis. Adding a third antenna and spacing all three 120 degrees apart makes it possible to rotate the beam (and, actually, more usefully the rear facing null) a bit more accurately. Going to four or more elements is probably unnecessary, given the relative lack of directivity of the pattern.
    Nothing more complicated than a 3-way antenna switch is necessary. A remote switch mounted at or near the mast is ideal, though it's also quite valid to simply run a separate feed line from each antenna back to the shack (as is the case with my own setup).
    Note that this is not a phase-steered array -- only a single element is driven at a time.
    [ editar ]

    Design Methodology

    My design approach initially involved creating an antenna model in 4nec2, which was parameterised for the length of each element and for the element spacing. I used the genetic optimization features in 4nec2 to evolve a first-cut design, which was then optimized further by hand-tweaking until I got something that did what I wanted it to. This is an oversimplification, somewhat, because there were a few false starts. The tweaking overall took a few evenings work. Eventually, this resulted in a successful model that had the behaviour I wanted. I then exported the geometry by cutting and pasting from the NEC2 output file to a Mathematica workbook, which was then used for detailed calculation of the wire lengths. Since NEC2 gives only the coordinates of the ends of the wires, it was useful to be able to calculate the wire lengths in Mathematica. I also used Mathematica to create the visualisation of the 3-element antenna shown above, and also to help figure out how many of each kind of spacers I needed to make.
    [ editar ]

    4nec2 Model

    This is actually a second attempt at a 4nec2 model -- the original ended up very messy after many hours of hacking around trying various ideas. This is the result of redoing the model so that it could be included in a relatively understandable form in the slides for the talk I gave at the SBARA (South Bay Amateur Radio Association) meeting on January 14th 2011.
    Final dimensions for this version of the antenna were:
    • 10.17858m 20m Dipole
    • 6.899761m 15m Sleeve
    • 5.047893 10m Sleeve
    [ editar ]

    Model Results

    domingo, 8 de julho de 2012

    Mid Sussex Radio Amateur Society TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

    Mid Sussex Radio Amateur Society


    G5RV G3ZMS


    Louis Varney, G5RV
    Louis tem um dia de campo
    Para este ano DFN MSARS novamente usou o nosso apelo muito precioso, G5RV, para a entrada da estação do Metro, dois e, em outros lugares nestas páginas, há uma conta da operação. Em alguma data posterior vamos aprender do nosso grau de sucesso no concurso, mas antes, então eu gostaria de levá-lo de volta no tempo para uma versão anterior DFN quando G5RV se competiu.
    O ano é 1948. A alocação de banda amadora de dois metros foi lançado em dois segmentos em 1948 e 1949, mas não era até dez anos depois, em 1959, que o Dia de Campo primeira VHF ocorreu. Em 1948 a Louis concurso está participando é em HF e que é mais, em sua modalidade preferida, CW.
    A imprensa local capta a história e esta é a sua versão repórter do evento.
    "Agachou-se sobre seus aparelhos de transmissão e recepção em duas tendas em um prado por trás do Mare Correr, Galleywood, nove radioamadores Chelmsford, vários dos quais são titulares de licenças para mais de vinte anos, em contato com o mundo durante o fim de semana. Eles foram uma das cinco estações portáteis em Essex que participaram do Dia de Campo Nacional organizado pela Rádio Sociedade da Grã-Bretanha. As regras deste dia de campo foram que os amadores devem usar conjuntos portáteis, deve ser sob a lona, ​​antenas e postes não podem ser fixados a edifícios e que não deve usar uma fonte de energia da rede elétrica. Embora os membros gostei muito do dia de campo, que começou no sábado às cinco da tarde e continuou até cinco no domingo, foi organizada como uma prática para a tomada de estações de amador à disposição das autoridades em tempos de emergência nacional. Estes rádio "presuntos" são membros de um movimento mundial que abarca todos os credos e cores em uma fraternidade. Entre elas há um príncipe e do prefeito de uma cidade grande industrial Inglês. Eles barrar a política em suas conversas e possuem "o nosso é um mundo de paz total."
    As duas estações em Galleywood, que são conhecidos em todo o mundo pela G5RV call-sinais e G2HPF transmitido em quatro comprimentos de onda - G5RV em 170 e 80 bandas de metro e G2HBF em 20 e 40 metros. Eles pegaram as mensagens de Jersey, CI, Holanda, Irlanda, Checoslováquia, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte, Bélgica, Suíça, Suécia e Hungria. Mensagens consistia simplesmente de palavras de código que dão a força dos sinais e saudações. Em outras ocasiões, os "presuntos" manteve conversas com outros amadores em todo o globo tão fácil como duas pessoas conversam em uma sala, usando não mais poder do que é necessário para uma lâmpada de lado automóvel. "
    Esse relatório mostra que o jornalista havia sido bem preparado, e até mesmo nos casos em que há uma sugestão de intriga, com os operadores "curvado sobre seus aparelhos de transmissão e recepção" e "mensagens que consistem das palavras de código" é provável que Louis faria ter aprovado. Afinal, foi apenas 18 meses antes que ele havia sido liberado de seu SCU no Royal Signals, onde suas funções durante a guerra lhe deu espaço para um ponto de manto e adaga.
    Vamos agora olhar para o evento a partir da perspectiva alternativa, log Louis "e as entradas para o 05 de junho e 6 de 1948.
    05 de junho de 1948QTH - volta Meadow de Mare Correr, Galleywood
    Tx. CO - PA. Entrada 4,4 W
    Rx. HRO
    Ant. Longo fio 270 '
    O que isso nos diz? Bem, para abridores de Louis não estava indo para ir em curto conforto. O Mare Correr, um curto passeio da Louis casa em Galleywood Road, foi o local, assim como civilizado é isso? Aliás, eu já pesquisei isso e não é só o Mare Correndo ainda existe, mas o link do Google Earth mostra que o prado também permanece no local.
    O transmissor, o CO é quase certamente o Oscilador Colpitts, construído por Louis em 1927, que sobreviveu para ser exibido por ele quando ele era o convidado de honra no Rally Leicester em 1998.
    Para aqueles não familiarizados com o receptor HRO, em sua denominação exército é o R106, tem plug-in bobinas e pesa uma tonelada. Eu estou exagerando, talvez seja só meia tonelada, mas você começa a idéia. Louis, ainda se encaixam a partir de seu serviço militar e apenas quatro dias antes de seu aniversário de 37 anos teria tido seu trabalho cortado para ele arrastar todo o prado, mas sem dúvida ele teria alguma ajuda do resto da sua equipa. A antena de fio longo, não existem problemas, o link do Google mostra muitas árvores que cercam o prado para apoiar a 270 metros de fio.
    Com o concurso programado para começar às 1700 horas, no dia 5 de junho, a equipe de quatro homens para sair de um início lento, gravando a sua primeira entrada no log em 1747, em 80 metros. A partir de então, girar, em turnos de uma a duas horas, os membros estão a fazer um número constante de contatos, principalmente Gs, mas alguns do exterior também estão dando e recebendo bons relatórios. Uma vez que o log registra o último contato antes da meia noite Louis altera a data de 06 de junho domingo, confirmando o meu pensamento de que ele está sendo mantido em BST. Os contatos começam cair em torno de 01.30, por isso ele agora QSYS ao início da faixa, onde as coisas são um animado muito para um par de horas. Há um pouco de um período de folga após isso, mas mudando de volta para 80 metros, às 5 horas muda sua sorte quando Rotterdam e Jersey são registrados. Esfregando o sono dos seus olhos o resto do país está acordando e a partir de então, continuamente alternar entre as duas bandas, a equipe manter as coisas funcionando, até que o último contato do concurso é feita em 1659. Louis faz com que a entrada final no log. "1700hrs. OFF ESTAÇÃO G5RV / P FECHADO "
    Em todos os contatos, 114 e contra cada um deles Louis registrou o número de pontos atribuídos, variando de um a quatro, e para começar com os números não estão fazendo muito sentido. Distância trabalhou não parecem ter uma grande influência sobre o resultado. Como pode ser que um contato entre Chelmsford e Chingford, no mesmo município, qualifica-se para três pontos, enquanto Chelmsford para um GM em Stirling só vale um? Eu penso nisso por um minuto ou dois e então tudo se encaixe no lugar. Você calcula um ponto para uma estação base Reino Unido, dois pontos para uma estação de base no exterior com um bônus de dois pontos para / P para qualquer um.
    Nada surpreendente por meio de DX, mas mesmo assim satisfazendo a trabalhar um item fácil um Rei e um Oboe Oboe Nan. Delicie-me, eu ainda estou de volta em 1948, visualizando Louis e seus meninos desmantelamento suas artes e agrupando no Mare Funcionamento para um quartilho sustentar ou dois, para que possam florescer carrinho que grande volta para casa HRO.
    2008-2010 Mid-Sussex ARS. Se você tiver quaisquer comentários ou sugestões, envie e-mail webtech@msars.org.uk .